Todos os anos muitos contribuintes deixam para fazer a Declaração de IR nos últimos dias.

Se esse sempre foi o seu caso, veja a seguir 7 bons motivos para você entregar a sua Declaração o quanto antes.

Menor chance de cair na Malha Fina

Alguns contribuintes já deixam os documentos organizados ao longo dos meses. Mas muita gente começa a correr atrás das informações só no final do prazo de entrega da Declaração de IR.

Quem faz isso corre contra o tempo para conseguir separar todos os documentos e fazer a Declaração dentro do prazo. Nessa correria toda, é possível esquecer alguma informação ou algum documento e acabar caindo na Malha Fina.

Se você se organizar para entregar a Declaração logo no começo, todo esse procedimento flui com mais tranquilidade, sem ter que correr contra o tempo. Com isso, é possível analisar os documentos com calma, verificar se ficou faltando alguma coisa e ir atrás do que for preciso.

Isso diminui (e muito!) as suas chances de cair na Malha Fina.

Leia mais: VEJA QUAIS DOCUMENTOS VOCÊ PRECISA PARA FAZER SUA DECLARAÇÃO DE IR

Mais tempo para simular a sua Declaração de IR

Elaborar uma Declaração de IR é muito mais do que preencher um simples formulário. É fazer boas escolhas – e que sejam permitidas em lei – para pagar o mínimo possível de imposto.

Durante a elaboração de uma Declaração, as duas principais escolhas que que podem ser feitas no Programa do IR são:

  • Incluir ou não um dependente na minha Declaração;
  • Escolher entre o modelo de Declaração Completa ou Simplificada;

Leia mais: SAIBA QUEM PODE E QUEM NÃO PODE SER SEU DEPENDENTE

Para saber qual é a melhor resposta para essas perguntas, é preciso simular todas as possibilidades e, para isso, é necessário ter tempo.

Quanto antes você começar a fazer a sua Declaração de IR, maior o prazo que você possui para analisar quais são as melhores opções.

Imagine ter que pensar em tudo isso no último dia do prazo!

Fica mais fácil corrigir as pendências

Não é de hoje que a Receita Federal atualiza o andamento da Declaração de IR em cerca de 24 horas depois da entrega.

Então, poucos dias depois da entregar a sua Declaração, já é possível conferir se a Receita Federal encontrou alguma pendência ou não.

Caso haja alguma pendência, é possível retificar a sua Declaração ainda dentro do prazo de entrega.

Por mais que se tenha 5 anos para retificar cada Declaração, é muito mais fácil se lembrar de fazer isso entre os meses de março e abril, enquanto o principal assunto é a Declaração de IR, não é mesmo?

Possibilidade de alterar a forma de tributação na Declaração de IR

Como já mencionamos acima, você tem 5 anos para retificar uma Declaração de IR, mas somente durante o prazo de entrega é possível alterar a forma de tributação de Completa para Simplificada, ou vice-versa.

Por isso, o tempo é u elemento fundamental aqui. Caso seja necessário, é possível fazer a retificação e, se for mais vantajoso, trocar a forma de tributação ainda dentro do prazo de entrega da Declaração.

Prioridade para receber a restituição

Que contribuinte não faz a Declaração de IR pensando na restituição, não é mesmo?

Pensando nisso, assim que uma Declaração é processada (ou seja, não é encontrada nenhuma pendência) ela entra em fila de restituição.

Não há como prever quando cada contribuinte vai receber a sua restituição, mas uma coisa é certa: quanto mais cedo se entrega a Declaração, mais cedo se recebe a restituição.

Leia mais: QUER SABER MAIS SOBRE RESTITUIÇÃO DE IR? CLIQUE AQUI!

Fugir das multas

Quem é obrigado a entregar a Declaração de IR e não cumpre com isso dentro do prazo tem que pagar multa que pode variar de R$ 165,74 até 20% do valor do IR apurado.

Portanto, é fundamental prestar atenção no prazo de entrega das suas informações fiscais. Não marque bobeira, ok?

Evitar problemas no sistema da Receita Federal

Nos últimos dias de entrega da Declaração, é comum ficar muito lento pelo alto número de informações que são transmitidas. Isso faz com que muitos contribuinte tenham dores de cabeça quando deixam para entregar a Declaração nos momentos finais do prazo.

Inclusive é comum que alguns contribuintes percam o prazo por conta dessa instabilidade do sistema nos momentos finais. Evite ter esse tipo de problema se organizando e fazendo a Declaração com antecedência.


Não deixe para fazer e entregar a sua Declaração para a última hora.

Quanto antes você fizer isso, mais rápido você pode receber a sua restituição e mais rápido você se livra dessa obrigação!

QUERO FALAR SOBRE A MINHA DECLARAÇÃO COM UM PROFISSIONAL


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Você está com alguma dúvida?

×