Eu sei, todo ano você fica naquela ansiedade torcendo para sua Declaração de IR não cair na Malha Fina.

Muitos contribuinte passam por isso e, se esse for o seu caso, existem alguns cuidados que você pode tomar ao fazer a sua Declaração de IR para não cair na Malha Fina.

Durante muito tempo, trabalhei com Declaração de IR e vou te contar, nesse rápido texto, 9 dicas para você evitar cair na Malha Fina.

Por que seguir essas dicas para não cair na Malha Fina?

É muito comum que os contribuintes deixem a bomba explodir e simplesmente esperarem uma intimação ou uma cobrança da Receita Federal chegar nas suas mãos avisando que a Declaração de IR caiu na Malha Fina.

Isso não poderia ser mais errado.

A Receita Federal possui diversas ferramentas para cruzar as informações que foram preenchidas nas Declarações de IR com o seu banco de dados e, dessa forma, fica fácil para o Fisco colocar uma Declaração na Malha Fina.

Então ela já sabe quais são as despesas, os rendimentos e os bens do contribuinte, bem como se ele está obrigado ou não a fazer a Declaração, dentre outros inúmeros detalhes.

Leia mais: Confira o que a Receita Federal já sabe sobre você

Mas calma, existem alguns cuidados que você pode tomar para evitar cair na Malha Fina.

E, depois de mais de 5 anos trabalhando com Declaração de IR, posso te apresentar, com tranquilidade, as 9 principais dicas para você não caia na Malha Fina.

9 dicas para não cair na Malha Fina

Organizar os documentos necessários para a Declaração

Não é possível elaborar a Declaração de IR sem ter todos os documentos necessários em mãos.

Leia mais: Confira quais são os documentos necessários para fazer a Declaração

Por isso é importante organizar, ao longo do ano, todos os comprovantes de compra e venda de bens, de pagamento de despesas dedutíveis, além dos comprovantes de rendimento e de pagamento de impostos.

Com todos esses documentos separados, fica mais fácil identificar o que está faltando e, assim, buscar essas informações antes de entregar a Declaração de IR.

Informar todos os rendimentos

Ocultar rendimentos, tanto do titular quanto do dependente, é um dos principais motivos que faz uma Declaração cair na Malha Fina.

Por isso, na Declaração de IR, é preciso informar tanto os rendimentos do declarante quanto os rendimentos que foram recebidos pelos dependentes.

E incluem-se nessa lista: os rendimentos de trabalho assalariado e não assalariado, alugueis, auxílio emergencial, benefício emergencial, rendimentos recebidos no exterior, pensão alimentícia, distribuição de lucro e dividendos, ajuda compensatória, doações e heranças recebidas, prêmios de loteria, ou seja, todos os rendimentos que foram recebidos ao longo do ano, independente do valor.

Conferir as despesas dedutíveis

Erros na hora de preencher as despesas dedutíveis também fazem uma Declaração cair na Malha Fina.

Por isso, é importante conferir:

  • Se a despesa é dedutível;
  • Qual foi o valor correto da despesa;
  • Se o comprovante contém todas as informações necessárias;

Em resumo, são dedutíveis as despesas:

  • Com médicos de qualquer especialidade, dentista, fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, internação, planos de saúde, próteses, educação de pessoa com deficiência;
  • Com pensão alimentícia paga em cumprimento a acordo homologado em cartório ou decisão judicial;
  • Com instrução em instituição de ensino regular, como pré-escola, creche, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, pós graduação, mestrado, doutorado, ensino técnico e profissionalizante;
  • A contribuição para previdência privada e complementar; e,
  • Despesas escrituradas no Livro Caixa do profissional autônomo e liberal.

Todas as despesas precisam ser comprovadas com recibos ou notas fiscais, em que constem o nome, CPF/CNPJ, assinatura e endereço do prestador de serviço, tipo de serviço, quem foi o responsável pelo pagamento e quem foi o beneficiário da despesa, qual foi o valor da despesa e a data de pagamento.

Conferir os dependentes

Existe uma lista bem específica de quem pode e quem não pode ser dependente na Declaração de IR.

Portanto, incluir alguém que não pode estar na condição de dependente vai fazer com que sua Declaração de IR caia na Malha Fina. Isso ainda pode ficar pior, pois vai fazer com que você perca a dedução do dependente e das despesas dedutíveis desse dependente e com que se pague uma multa em cima do valor dessas deduções.

Leia mais: Confira quem pode ser seu dependente

Não declarar alimentando como dependente

Se você paga Pensão Alimentícia, provavelmente já deve ter parado para pensar se poderia ou não declarar o alimentando como dependente. É possível que você até já tenha feito isso em Declarações anteriores.

No entanto, a pessoa para quem você paga Pensão Alimentícia (que é o alimentando) só pode ser dependente na Declaração de IR no ano da separação.

Então, vamos a um exemplo considerando o ano de 2021.

Caso a separação tenha ocorrido antes de 2020, essa pessoa não pode mais ser seu dependente na Declaração e, ao ignorar essa regra, a Declaração de IR pode cair na Malha Fina.

Declarar bens pelo valor de custo

Com exceção dos saldos em conta e das moedas mantidas em espécie, todos os outros bens devem ser declarados pelo valor de custo.

E o que é isso?

Você deve declarar casa, apartamento, terreno, carro, barco, ações, entre outros bens, pelo quanto você pagou na aquisição.

Se os bens foram comprados em parcelas ou através de financiamento, só é necessário atualizar os valores de acordo com o que foi pago ao longo do ano. O mesmo acontece com o valor das reformas que podem ser somados ao custo dos bens.

Conferir o preenchimento das informações

Muitos contribuintes fazem a Declaração com pressa e acabam errando na hora de digitar as informações. Esse é um dos principais motivos que faz com que uma Declaração de IR caia na Malha Fina!

Por isso, é importante você conferir a Declaração com bastante calma antes de entregar para a Receita Federal.

Pagar todos os DARFs

Os impostos apurados mensalmente, seja no Carnê Leão, no Ganho de Capital ou na Renda Variável, devem ser quitados até o último dia útil do mês seguinte.

O contribuinte que não fez o pagamento dentro do prazo precisa recolher os impostos em atraso, com multa e juros, antes de entregar a Declaração de IR. Caso contrário, a Declaração vai cair em Malha Fina por conta da existência de débitos.

Quitar todos os débitos de anos anteriores

Caso você tenha um saldo de restituição a receber esse ano mas tiver débitos de anos anteriores, a Declaração de IR vai cair na Malha Fina para que seja feita a compensação desses valores.

Por isso, é fundamental conferir se existe algum débito anterior e fazer o pagamento.


É possível que você tenha caído na Malha Fina nos anos anteriores por não ter observado essas dicas.

Além das 9 dicas que mostrei nesse texto, existem muitos outros detalhes que devem ser observados na hora de elaborar a Declaração de IR.

Quanto mais cuidado você tomar ao elaborar sua Declaração de IR, mais chances você tem sair ileso das garras do Leão.

Para obter uma análise detalhada da sua Declaração, acesse o link abaixo:

FALAR AGORA COM UM ESPECIALISTA


0 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá!

Você está com alguma dúvida?

×